Cancro do Colo do Útero

bd-danae-klimt.jpg

Registados 1090 novos casos por ano de Cancro do Colo do Útero
Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública

Portugal regista anualmente 1090 novos casos de Cancro do Colo do Útero, um número que poderá baixar cerca de 76% com a vacinação das mulheres contra o Papilomavirus Humano (HPV), sustenta um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública.
O Cancro do Colo do Útero custa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 27,1 milhões de euros por ano, as lesões pré-cancerosas sete milhões e o diagnóstico e tratamento dos condilomas genitais 5,4 milhões.
Estes dados constam de um estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, sob coordenação de Carlos Costa, apresentado publicamente no âmbito da 160ª reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, que decorreu no passado fim-de-semana em Viana do Castelo.
Por ano, em Portugal, e além dos 1090 novos casos de Cancro do Colo do Útero, registam-se também 7030 novos casos de lesões pré-cancerosas (Displasias Cervicais) e 9049 novos casos de Condilomas Genitais.
Segundo o investigador, citado pela agência Lusa, a vacinação e o rastreio permitirão reduzir em 76% a mortalidade, em 60% os casos de Displasias Cervicais moderadas e graves, em 32% as Displasias Cervicais ligeiras e em 89% os Condilomas Genitais.
O Cancro do Colo do Útero mata uma mulher por dia em Portugal.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.