MPE

A Associação Médicos Pela Escolha (MPE) é uma associação sem fins lucrativos, sem qualquer filiação partidária ou sindical. Foi criada em Julho de 2006 por um pequeno grupo de jovens médicos e uma psicóloga. A sua criação deveu-se à necessidade sentida de fazer uma associação em Portugal, constituída por profissionais de saúde, que lutasse e trabalhasse na promoção e defesa dos direitos sexuais e reprodutivos.
Neste momento a MPE é constituída por um grande número de profissionais de saúde de várias áreas e todas as idades – enfermeiras/os, psicólogas/os, técnicas/os de diagnóstico e terapêutica, investigadoras/es em áreas de saúde, estudantes de medicina, médicas/os – e por colaboradoras/es de outras áreas.

A Associação Médicos Pela Escolha tem por objectivo promover a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos em Portugal, inscritos na Carta dos Direitos Sexuais e Reprodutivos da International Planned Parenthood Federation (IPPF), de 1995.

Tem igualmente como objectivos a defesa do direito à escolha informada e medicamente assistida, assim como a promoção da igualdade de direitos e oportunidades independentemente do género e da orientação sexual de cada um. Defende ainda um Sistema Nacional de Saúde tendencialmente gratuito e de acesso a todos.

Tem como áreas de intervenção a Educação Sexual e Planeamento Familiar, a Interrupção Voluntária de Gravidez, a Procriação Medicamente Assistida e Sexualidades – Identidade de Género e Orientação Sexual. Quer promover a igualdade de direitos e oportunidades independentemente do género e da orientação sexual de cada um.

Organiza e apoia acções de divulgação científica na área da saúde sexual e reprodutiva e contribui para a promoção de legislação e políticas que garantam o exercício dos direitos humanos nos campos da reprodução e sexualidade.